O que é um sistema de gestão empresarial?

Um sistema de gestão empresarial é um software que permite gerenciar diferentes tarefas de gestão do seu negócio. Ele é uma plataforma inteligente que automatiza vários processos operacionais e conecta as áreas da empresa.

Assim, os colaboradores se dedicam mais às tarefas estratégicas e contribuem para o alcance dos objetivos estabelecidos.

O sistema também centraliza as informações de um ou mais setores. Essa medida fornece uma visão mais ampla, que ajuda a tomar decisões precisas para o negócio. Por isso, é comum que esse software traga benefícios que vão além dos aspectos financeiros.

Vale a pena adotar um sistema de gestão empresarial?

O objetivo principal do sistema de gestão empresarial é gerenciar variáveis inerentes ao fluxo financeiro e de gestão, como emissão de notas fiscais, compras, despesas, vendas, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, ordens de serviço e produção, cadastro de clientes, entre outros. Confira um resumo das principais vantagens:

  • Integração das áreas da empresa

A adoção da ferramenta possibilita deixar de lado as diferentes planilhas usadas para o gerenciamento. Essa medida ainda permite que todos os setores trabalhem em prol do mesmo objetivo. Dessa maneira, alcança-se uma gestão mais eficiente.

Um exemplo prático é a relação entre vendas e estoque. Se o responsável pelo segundo setor desconhecer a previsão de itens comercializados, poderá adquirir produtos que ficarão encalhados ou ter uma quantidade insuficiente para atender à demanda.

  • Otimização de uso do capital de giro

Com uma visão estratégica do estoque, por exemplo, as valores são despendidos de maneira eficiente, o que evita imprevistos nas operações cotidianas. O capital de giro direcionado ao estoque diminui, porque se conhecem os níveis necessários de cada produto.

  • Redução do retrabalho

O sistema de gestão fornece dados mais precisos e confiáveis na comunicação com outras áreas. Os dados são inseridos apenas uma vez, medida que diminui a quantidade de processos manuais e as falhas decorrentes deles.

Por exemplo: os dados de venda de um produto seguem para o setor financeiro, que emite as notas e os boletos de pagamento. O estoque recebe o comunicado do pedido e faz sua expedição. Assim, o tempo de espera do cliente e o gasto pelo funcionário são reduzidos significativamente.

  • Apoio às tomadas de decisão

Os dados do sistema de gestão possibilitam identificar diversas necessidades, como:

  • Evolução do faturamento mês a mês
  • Gargalos de estoque
  • Gestão do fluxo de caixa
  • Integração com a empresa contábil.

A visualização é facilitada pela geração de relatórios, que simplifica a análise dos indicadores de desempenho.

  • Aumento do lucro e redução de custos

Uma das vantagens do software de gestão empresarial é elevar a eficiência operacional. Com a automatização de processos, os gestores podem se concentrar na expansão dos negócios, na liderança das equipes, no atendimento aos clientes e na tomada de decisões estratégicas.

Esse contexto impacta indiretamente as margens de lucro da organização. Além disso, os colaboradores se tornam mais produtivos sem perder a qualidade dos serviços.

Qual é o melhor sistema de gestão empresarial para pequenas empresas?

O software mais adequado depende das necessidades do seu negócio. Porém, há dicas fundamentais para fazer uma escolha acertada. Veja:

Analise a praticidade

O sistema de gestão empresarial deve ser fácil de manusear para evitar resistências à mudança. O ERP ganha nesse sentido, porque possibilita a integração de departamentos.

Os dados devem ficar dispostos em um painel de controle que apresenta uma visão ampla da organização. Perceba que a praticidade impacta diretamente a execução das atividades de gerenciamento do negócio. Com isso, controla finanças e processos.

Verifique o custo-benefício

A implementação do ERP é um investimento para sua empresa. Ele pode parecer um gasto em um primeiro momento, mas a redução de custos e os benefícios proporcionados compensam.

Além de automatizar as tarefas operacionais e burocráticas, facilita a visualização dos dados para tomar decisões estratégicas. O tempo das atividades também é reduzido, porque as informações estão consolidadas, ao invés de incompletas e distorcidas.

Considere um sistema de gestão na nuvem

O software hospedado em um servidor externo é online e está disponível a qualquer momento. A solução pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo com internet, desde que o usuário tenha a senha necessária para acessar os arquivos.

Avalie a segurança

O software de gestão deve ter a segurança como prioridade. Os arquivos precisam ser criptografados e a troca de informações entre o dispositivo de acesso e os servidores deve contar com o código SSL para ser totalmente confidencial.

Agora que você conhece a importância e o que caracteriza o sistema de gestão empresarial, conheça o sistema ERP online para pequenas empresas da Conta Azul. Ele contém todos esses benefícios e ajudará seu negócio a alcançar o sucesso.

A RL Contabilidade é parceira do ContaAzul, se deseja conhecer mais o sistema entre em contato conosco pelo telefone (85)3264-19977(85)99673-9622 ou pelo e-mail: rl@rlce.com.br